Como descartar de forma correta peças e resíduos da sua oficina mecânica
Escrito em: 14/11/2024

Não é segredo que as peças e os produtos utilizados nas oficinas mecânicas diariamente geram resíduos poluentes, os quais não se pode descartar de qualquer forma, pois causam um grande dano ambiental.


Mas apesar de ter esta consciência, talvez você não saiba como realizar o descarte dos resíduos de forma adequada. Então, para lhe ajudar a implementar hábitos mais sustentáveis em seu ambiente de trabalho, trouxemos um guia rápido de como descartar corretamente alguns dos principais produtos utilizados em oficinas mecânicas.


Devemos esclarecer que todas as recomendações descritas neste texto são baseadas na cartilha oficial do Programa Melhores Práticas Ambientais (MEPRAM).


Bora para as dicas?

Como descartar o Filtro de Óleo


O filtro de óleo é um resíduo considerado como de grande perigo, por isso necessita de atenção redobrada na hora que for descartado. Antes de tudo, você ou outro mecânico da sua oficina mecânica terão de fazer a substituição dentro da máquina.


Para trocar o filtro de óleo da maneira correta, certifique-se de limpar o seu interior, retirando todo e qualquer resquício de óleo que ainda esteja presente. Feito isso, encaminhe a peça para uma empresa especializada na coleta desses produtos.


Caso não conheça previamente, você pode pesquisar quais são os locais que fazem esse serviço próximos a você por meio do Programa da Abrafiltros.

Para descartar a embalagem vazia do óleo lubrificante


Já para realizar o descarte da embalagem onde o filtro estava armazenado antes do uso, também é preciso fazer a higienização previamente, para retirar qualquer resquício de óleo e assim, poder descartar em um local que faça a logística reversa – que estarão descritos no site do Instituto Jogue Limpo.

Como descartar o óleo lubrificante usado/contaminado


Este é um dos materiais mais perigosos caso seja descartado no meio ambiente sem nenhum tipo de cuidado, por isso que o seu manuseio deve ser feito com bastante cuidado e precaução.


Quando ocorrer a substituição, armazene o produto em um recipiente devidamente lacrado para então encaminhá-lo para indústrias que trabalham fazendo a coleta do óleo lubrificante – muitas delas inclusive, pagam um determinado valor em troca do produto usado.

Para descartar estopas/panos de limpeza


Sabe aquelas flanelas que são utilizadas para a limpeza dos automóveis e outros componentes da sua oficina mecânica? Então, elas também podem ficar contaminadas com resíduos tóxicos e, consequentemente, precisa haver o descarte correto para não gerar maiores prejuízos ao meio.


Caso a toalha contenha resíduos de óleo lubrificante, você deve encaminhá-las para uma empresa especializada na coleta, mas esse processo de descarte gerará custos para a sua oficina.


Uma solução melhor nesta situação é a substituição das estopas tradicionais por toalhas laváveis. Estas são coletadas e fornecidas por uma indústria fornecedora terceirizada, você só terá o trabalho de buscar a melhor opção para esse serviço.


A implementação de toalhas laváveis também se tornará um diferencial competitivo para a sua oficina mecânica.

Descarte de Baterias


Quando você precisar descartar baterias usadas, priorize sempre a reciclagem. De preferência, encaminhe essas peças para representantes de fabricantes das baterias, que são especializadas nesse tipo de serviço.


Vale ressaltar que essas empresas também fazem a compra dessas baterias usadas e calculam o valor a ser pago com base na amperagem e pelo quilo do chumbo para o balanceamento de rodas.

Como descartar corretamente para-brisas


Talvez você não saiba, mas os para-brisas são componentes que podem ser reciclados. Então, caso você precise descartar essas peças, informe-se sobre a existência de empresas especializadas na coleta de para-brisas.

Descarte de peças mecânicas


Para finalizar o texto de hoje, vamos falar sobre a maneira certa de descartar peças mecânicas em geral. Aqui, você precisa saber que estes componentes provavelmente não poderão ser recondicionadas, pois trazem riscos em relação a segurança dos automóveis.


Portanto, certifique-se de encaminhá-las para reciclagem após o período de uso. Na maioria da cidades hoje em dia existem empresas que realizam a coleta das peças e pagam determinado valor por elas, antes de enviá-las para a indústria recicladora.

Essas foram as nossas dicas para você descartar corretamente as peças e resíduos da sua oficina mecânica. Você já incorporou algumas dessas práticas no seu negócio?

Veja mais

Entenda a diferença entre as gasolinas comum e aditivada

Entenda a diferença entre as gasolinas comum e aditivada

A gasolina é um dos componentes mais importantes para o funcionamento da maioria dos carros em circulação hoje em dia, afinal de contas, é ela que alimenta o motor, sendo aditivada ou não. Portanto, se o proprietário quiser garantir o bom funcionamento de seu...

MITO OU VERDADE? A troca dos amortecedores do porta-malas devem ocorrer em quilometragens específicas

MITO OU VERDADE? A troca dos amortecedores do porta-malas devem ocorrer em quilometragens específicas

Existem diversas informações que podem ser verdadeiras ou falsas quando falamos sobre cuidados com automóveis de uso diário, como por exemplo que existem quilometragens específicas nas quais devem ocorrer a troca dos amortecedores do porta-malas.


Então, para que você precise ficar quebrando a cabeça com esse assunto, trouxemos hoje esse texto para esclarecer o que é mito e o que é um fato confiável.

Se você quer saber quando é recomendado realizar a troca dos amortecedores do porta-malas do seu carro, continue lendo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato

Pin It on Pinterest