Entenda a diferença entre as gasolinas comum e aditivada
Escrito em: 29/04/2024
entenda a diferença entre as gasolinas omum e aditivada

A gasolina é um dos componentes mais importantes para o funcionamento da maioria dos carros em circulação hoje em dia, afinal de contas, é ela que alimenta o motor, sendo aditivada ou não.

Portanto, se o proprietário quiser garantir o bom funcionamento de seu automóvel, é interessante que ele busque entender qual é a opção de combustível ideal para o modelo que possui.

Então, para simplificar esta tarefa, no post de hoje vamos explicar a diferença entre as gasolinas dos tipos comum e aditivada. Se você se interessa pelo assunto, continue a leitura:

tipos de gasolinas

Gasolina Comum

A gasolina em si é um produto líquido e inflamável derivado do petróleo. Em sua composição podemos encontrar hidrocarbonetos dos tipos C5 até o C12 – ou seja, moléculas formadas pela ligação de 5 ou até 12 átomos de carbono.

Outro elemento presente nela é o enxofre, que no caso da gasolina comum, é de um teor de 50 mg/kg, o que é considerado uma baixa quantidade, fora a adição do álcool que é exigido por lei.

Gasolina aditivada

Agora, quando falamos na gasolina do tipo aditivada, estamos nos referindo à mistura do combustível com o álcool e mais aditivos com propriedades detergentes/dispersantes, bem como produtos que cumprem a função de anticorrosivos e antioxidantes.

Esses componentes atuam garantindo a limpeza do tanque e também do motor – que juntos formam o sistema de alimentação – evitando assim que resíduos fiquem acumulados nestes locais e consequentemente, causem problemas no funcionamento do carro a um longo prazo.

Qual das duas escolher?

Agora que nós já fizemos uma análise das composições de cada um dos líquidos, podemos fazer uma comparação e definir qual opção é a melhor para você. Vale lembrar que os aditivos misturados à gasolina podem cumprir diversas funções que são benéficas.

Entretanto, isso não quer dizer necessariamente que a gasolina aditivada irá potencializar o desempenho do veículo por si só. Para que isso aconteça, é necessário que a sua octagem seja superior a 93 unidades e que o motor possua uma taxa de compressão alta.

Portanto, tanto uma quanto a outra serão eficientes para alimentar o sistema que move o carro. A real diferença está no desgaste gerado nas peças. Basicamente, a versão aditivada do combustível protege as mesmas, então é a mais recomendada caso o proprietário não queira fazer tantas revisões e/ou troca de componentes.

Veja mais

MITO OU VERDADE? A troca dos amortecedores do porta-malas devem ocorrer em quilometragens específicas

MITO OU VERDADE? A troca dos amortecedores do porta-malas devem ocorrer em quilometragens específicas

Existem diversas informações que podem ser verdadeiras ou falsas quando falamos sobre cuidados com automóveis de uso diário, como por exemplo que existem quilometragens específicas nas quais devem ocorrer a troca dos amortecedores do porta-malas.


Então, para que você precise ficar quebrando a cabeça com esse assunto, trouxemos hoje esse texto para esclarecer o que é mito e o que é um fato confiável.

Se você quer saber quando é recomendado realizar a troca dos amortecedores do porta-malas do seu carro, continue lendo:

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato

Pin It on Pinterest