O uso do diesel, produzido a partir da destilação de petróleo como combustível, já é uma realidade no Brasil há anos. Porém, somente é permitido para os veículos que fazem transporte de carga – caminhões, locomotivas, furgões, ônibus, embarcações marítimas, etc. – ou então utilitários de tração 4×4 e picapes cuja carga supere 1000 kg.
E como esses dois últimos tipos estão se popularizando como carros de passeio, os interessados se perguntam se vale mesmo a pena ter um veículo movido a diesel. Para responder essa pergunta, trouxemos nesse texto as vantagens e desvantagens que os carros a diesel possuem:
Economia
O primeiro ponto a ser destacado é a economia de combustível, mesmo quando são feitas acelerações mais fortes. Carros pesados movidos a diesel conseguem fazer entre 25 a 30 quilômetros por litro.
Durabilidade do Motor a Diesel
O motor feito para trabalhar a diesel tem maior durabilidade, por ser mais robusto e contar com tecnologia de ponta, pois isso permite que a injeção aconteça diretamente.
Então, se você é do tipo que gosta de viajar longas distâncias, ou simplesmente não quer ficar gastando dinheiro com manutenções frequentes, esse pode ser o tipo de automóvel para você.
Ganho no torque
Outro benefício para os donos de automóveis a diesel é a maior capacidade de torque, ou em outras palavras, o maior número de rotações, que permitem acelerações mais fortes.
Custos mais Altos
Agora, falando sobre os pontos negativos em ter um carro movido a diesel, o primeiro fator a ser apontado é o custo elevado. Mesmo que seu motor não precise de tanta manutenção, pelo fato de contar com uma tecnologia diferenciada, precisa ser levado a oficinas especializadas e de peças específicas para se realizar a troca, o que torna o processo mais caro que o dos motores convencionais.
Pode ser menos eficiente
Depois de termos falado sobre os pontos positivos de ter um carro abastecido a diesel, você pode considerar adquirir um modelo. Porém, antes de tomar essa decisão, me diga: o quanto você utiliza o carro da sua rotina?
Se o uso for constante, então vai fundo. Mas se você só utiliza uma vez ou outra, a durabilidade do motor e a economia de combustível serão irrelevantes comparados aos de um veículo convencional, ou seja, você terá gasto mais dinheiro sem ter retorno no investimento.
O Diesel é mais poluente que a Gasolina
Talvez você esteja acostumado a ver notícias e propagandas sobre a produção e consumo de biodiesel e pense “ah, mas então esse tipo de combustível é mais ecológico”, porém, na prática não é bem assim. A variante extraída do grão da soja é sim uma opção mais benéfica para o planeta, contudo, ela ainda não é produzida em uma quantidade suficiente para abastecer o mercado nacional por conta do alto valor a ser investido para isso.
A esmagadora maioria do diesel que se pode encontrar nos postos é de origem mineral, obtido como um produto refinado do petróleo. Isso quer dizer que, se o veículo abastecido com ele não possuir um sistema de filtragem da fumaça que será criada a partir da sua queima – o que costuma ser o caso de modelos mas antigos -, a poluição gerada será a mesma ou ainda maior do que a de um veículo movido a gasolina.
Legislação para carros a Diesel
Por último, o principal fator que dificulta a circulação em massa de veículos movidos a esse combustível é a Portaria MIC 346, de autoria do extinto Ministério da Indústria e Comércio. Essa medida criada no ano de 1976 diz que o uso do diesel é proibido para os carros de passeio – salvo exceções.
É por esse motivo que não vemos a Volkswagen lançar uma versão do Gol ou do Fox que possa ser abastecida com diesel, por exemplo. Essa situação pode ser revertida algum dia, pois já existem propostas de lei e movimentos pedindo a liberação do combustível para todos os tipos de automóveis.
Por enquanto, só nos resta esperar pelo desdobramento da legislação ou então investir dinheiro em uma picape 4×4.
0 comentários