É preciso ter bastante atenção com os tipos de produtos que você coloca no seu carro, como gasolina, óleo, água e também, fluido para radiador. Esse cuidado previne que os componentes estraguem e percam tempo de vida útil.
Para lhe ajudar com a escolha do produto certo, vamos falar agora sobre o que é o fluido do motor, sua importância e dar dicas na hora de comprar e utilizar:
Entendendo o que é fluido para radiador
O fluido utilizado para o radiador é um líquido composto por água misturada a aditivos, que possui duas funções: proteger a parte interna do motor contra corrosão e garantir o equilíbrio da temperatura através do resfriamento dos componentes dentro do propulsor.
A função de resfriamento é feita em conjunto com a água sem sais minerais. Isso vai acontecer quando o radiador chegar ao nível do reservatório, sendo bombeado com a ajuda de uma ventoinha presente nesse sistema.
O tempo de vida útil do fluido para radiador geralmente é de 12 meses, ou então a cada 30 mil quilômetros rodados. Tudo depende da forma como você utiliza o seu veículo e também das recomendações do fabricante.
Por que o fluido de radiador é tão importante?
Já é de conhecimento geral que quanto mais tempo o carro ficar em funcionamento e o quanto é exigido do motor, a temperatura interna dos componentes da máquina podem chegar a até três dígitos.
Se o calor não for controlado, as peças que compõem o motor podem acabar se desgastando mais rapidamente, por causa de dilatação e/ou fusão excessiva, e assim, causar problemas para o carro que irão necessitar de reparos e gerar custos extras.
Dicas para fazer o fluido render mais
- Quando for comprar o produto, verifique quais as marcas são recomendadas pelo fabricante para o seu modelo de carro;
- Observe se o fluido está com uma coloração alaranjada ou vermelha. Se sim, então é necessário realizar a troca, pois o líquido quando novo deve ser transparente;
- Na hora de trocar o fluido, retire toda a água do compartimento e então preencha o tanque com a quantidade indicada de produto e então complete com água;
- Evite ficar completando o tanque do radiador apenas com água. Se o nível de fluido estiver baixo, realize a troca;
- Verifique o medidor de temperatura através do painel do veículo. Quando estiver próximo da marca vermelha, pode significar que está na hora de realizar a troca;
- Se a queda do fluido ocorre muito rapidamente, pode ser um sinal de que há um vazamento;
- Caso você perceba que está saindo uma fumaça branca do carro, pode ser que o fluido esteja caindo em excesso na câmara de combustão.
Você já tinha conhecimento de todas essas informações sobre o fluido de radiador?
Comente aqui embaixo e envie para seus amigos essa informação.
0 comentários