Erros que devem ser evitados na hora de fazer a Troca de Óleo
Escrito em: 02/05/2024

Todo proprietário de veículo precisa manter alguns cuidados recorrentes para manter a sua máquina funcionando em bom estado por mais tempo, e um dos cuidados mais importantes e que precisam de uma atenção extra é a troca de óleo do motor.

Para entender o porquê de tamanha importância, primeiramente deve-se conhecer a função do óleo para o funcionamento do motor. O óleo lubrifica as partes móveis do motor – pistões, cilindros, virabrequim e bronzinas – para reduzir o atrito entre elas enquanto o carro está em movimento e também reduzir as altíssimas temperaturas as quais o motor chega por causa da combustão de gases e combustível.

Caso o óleo utilizado não seja o tipo indicado para o modelo do seu carro, ou então já tenha se passado o prazo de troca, você pode vir a ter dores de cabeça com um desgaste maior nas peças e, obviamente, um reparo com custo elevado.

Então, para te ajudar a evitar esses tipos de problemas, montamos essa lista com os principais erros que devem ser evitados na hora de realizar a troca de óleo do seu carro:

Deixar passar o prazo da troca de óleo

Sem dúvidas o erro mais comum dessa lista, acontece quando o condutor se esquece de conferir o prazo entre as trocas de óleo ou então não se atenta a quantidade de quilômetros rodados para saber se já ultrapassou o limite recomendado pela fábrica.

Os intervalos recomendados entre cada troca são entre 5.000 a 10.000 km – ou a cada 6 meses ou também um ano, dependendo das características do modelo e do tipo de lubrificante.

Isso gera problemas no funcionamento do motor pois o óleo lubrificante, com o passar do tempo, pode perder suas propriedades ou mudar sua consistência, tornando-se mais espesso que dificulta a sua circulação dentro do sistema.

Continuar utilizando o mesmo filtro por muito tempo

O filtro deve ser substituído toda vez que a troca de óleo for realizada. Isso porque durante o uso a peça vai acumulando sujeiras, que se não forem removidas irão contaminar o novo lubrificante e prejudicar sua ação e acelerar seu envelhecimento.

E vamos combinar que o preço do filtro não é nada exorbitante, se você comparar com os custos do reparo caso você não cuide direito do seu carro.

Completar o óleo ao invés de fazer a troca completa

Sabe quando bate aquela preguiça de retirar todo o óleo do motor e você pensa em apenas completar o volume que já tem ali dentro com um pouquinho mais? 

Então, esse pode ser um dos desleixos mais prejudiciais para o seu automóvel, porque no momento em que ocorrer a mistura entre o óleo novo com o usado, ocorrerá uma contaminação que pode alterar a consistência do produto, além de facilitar o acúmulo de impurezas, fatores que comprometerão sua performance.

Se você realmente não puder realizar a troca completa do óleo no momento, então pelo menos garanta que o produto utilizado para completar seja da mesma marca utilizada anteriormente.

Utilizar um produto cheio de aditivos na troca de óleo

Alguns podem achar que, por ter determinado aditivo a mais em sua fórmula, o lubrificante será mais eficiente, mas não é assim que funciona. O óleo já é produzido com a quantidade de aditivos necessários para o seu bom funcionamento, adicionar outro composto não trará benefícios para o desempenho do motor.

Inclusive, essa diferença na composição pode comprometer a ação do lubrificante. É por esse motivo que existe uma resolução da Agência Nacional de Petróleo (ANP) que obriga os fabricantes a informarem na embalagem do produto quais são os aditivos não essenciais que estão presentes em sua fórmula.

Deixar que o óleo respingue no motor

Durante a troca de óleo, pode acontecer do lubrificante acabar respingando em outras partes do motor. Essa situação deve ser evitada o máximo possível por quem estiver realizando a troca, pois existe o risco de que o produto danifique as velas, catalisador, câmara de combustão ou o motor por inteiro, o que diminui a sua eficiência e demanda por manutenções mais frequentes, além de aumentar os gastos com combustível.

Fixar o bujão incorretamente após a troca de óleo

O bujão é o parafuso responsável por vedar o dreno do cárter do óleo. Se o mesmo for aparafusado de maneira incorreta – apertado demais ou afrouxado – levará ao vazamento do lubrificante, bem como ao desgaste da peça.

Além do cuidado na hora de manejá-lo, é importante que o dono do veículo faça a sua substituição em locais especializados sempre que for preciso.

Andar com o nível de óleo acima ou abaixo do recomendado

Quem já deixou o óleo chegar até o finalzinho ou encheu até a boca levanta a mão. Por mais que não pareça, essas práticas podem prejudicar e muito o desempenho do veículo.

Se o óleo estiver abaixo do mínimo a lubrificação das peças ficam comprometidas e elas se desgastam mais rapidamente, o que leva a perda de potência, ao superaquecimento e a fundição do motor.

Agora, se você costuma colocar lubrificante em excesso, o mesmo pode transbordar e se acumular em outras partes do motor. Caso isso ocorra, faça a limpeza utilizando um pano ou papel absorvente.

Esses são os principais erros que estamos sujeitos a cometer e por isso devemos evitá-los a fim de manter o bom funcionamento do carro. Complementando o que foi dito aqui, vale ressaltar que você precisa seguir as especificações do fabricante para não correr o risco de danificar a máquina por utilizar o produto errado.

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