Ter um carro próprio pode ser uma alegria para a maioria das pessoas, mas obviamente também é algo que pode trazer muitas dores de cabeça para o dono. Se quiser que o seu veículo esteja sempre em bom estado e não ser pego de surpresa por algum problema como uma peça quebrada ou uma pane no sistema por exemplo, falaremos nesse texto sobre 9 cuidados diário que você precisa ter com o seu carro:

  • Atenção ao motor

Essa é uma parte crucial para o funcionamento do veículo. Sempre que usá-lo fique atento ao desempenho do motor, se ele está produzindo algum ruído diferente do normal e também preste atenção se há sinal de fumaça, indicando um problema maior.

  • Mantenha a limpeza em dia

Um carro limpo além de ser mais agradável também tem uma vida útil maior. Seja em uma lavação profissional ou em casa, evite deixar a sujeira acumular tanto dentro com fora. Por exemplo, um estofamento de couro que não seja limpo com frequência pode apresentar rachaduras a longo prazo. Então fica aí o aviso!

  • Calibre os pneus

Outro cuidado simples e rápido é manter sempre os pneus na calibragem recomendada, evitando assim que eles se desgastem muito cedo. Você pode fazer isso a qualquer momento e caso tenha dúvidas de qual a calibragem certa consulte o manual do seu veículo.

  • Acompanhe o gasto de combustível

Não adianta se preocupar só se o tanque estiver na reserva, é preciso verificar constantemente se o nível de combustível é suficiente porque, primeiro, um tanque vazio acumula mais sujeira e demora mais para dar ignição, segundo, uma pane causada por falta de gasolina pode acarretar em multa, aí vai doer no bolso!

  • Verifique o funcionamento dos freios

Quando for acionar os freios, verifique se não há ruído ou barulho ao fazer isso. Esses são sinais de algum problema nas pastilhas ou no disco, que podem trazer grandes riscos a sua segurança e aos demais.

Saiba mais em: Qual é o prazo de troca das pastilhas de freio?

  • Dirija de forma prudente

Dirigir com cautela não é necessário apenas para evitar acidentes, mas também para impedir que as peças do veículo se desgastem mais rapidamente. Manter o pé na embreagem ou acelerar exageradamente enquanto conduz provoca um maior desgaste e demanda trocas da peça com mais frequência. Então evite essa prática.

  • A pintura também é importante

Além da estética, manter a pintura em bom estado protege o carro da deterioração. Além de mantê-lo sempre limpo, verifique diariamente se não há nenhum risco ou mancha. Outra dica é evitar os descascados, a oxidação das partes metálicas sempre que possível estacionar em locais com incidência solar. Caso a pintura já esteja danificada considere repintá-lo.

  • Analise a condição dos vidros

Como esses são materiais mais sensíveis, fique sempre de olho para ver se não há nenhum trincado ou desgaste, indicando assim que a peça precisa ser trocada. Além disso confira o estado do limpador de para-brisa, pois se o mesmo estiver com a borracha desgastada poderá danificar os vidros.

  • Cheque o volume de água e óleo

Por último, mas não menos importante, verifique se os níveis de água e óleo estão dentro do recomendado para garantir o bom funcionamento das máquinas. Também é importante dar uma olhada no sistema de arrefecimento.

Veja também: 5 cuidados essenciais com o óleo do motor

Essas foram as nossas dicas para lhe ajudar a manter os cuidados em dia! Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo.

Precisando de alguma peça para o seu carro? A CJ Automotiva tem tudo o que você precisa. Venha conferir!