Manutenção. Todo proprietário de veículo conhece essa palavra e também já teve que realizar essa tarefa, ou procurar por uma oficina mecânica com profissionais especializados no serviço.
Dependendo da situação em que o carro se encontra, o serviço a ser prestado será diferente. Sim, existem tipos de de manutenção diversos, mais especificamente, três: corretiva, preventiva e preditiva.
É interessante que você, como dono de um automóvel, entenda as diferenças dos três, pois desta forma, você poderá garantir que a manutenção realizada seja a que o automóvel realmente precisa e não terá gastos posteriores com problemas não resolvidos.
Então chega de enrolação e vamos para o conteúdo de fato!
Manutenção Corretiva
A manutenção corretiva pode ser planejada ou não, em outras palavras, pode ser feita periodicamente, para evitar o surgimento de possíveis problemas, como também na hora que o perrengue acontece.
Se for planejada, os custos por serviço serão menores, contudo, o dono terá de fazer mais visitas à oficina mecânica. O lado positivo é que você evita que pequenos danos existentes se tornem piores e posteriormente, levem a um retrabalho.
Agora, se a manutenção não é planejada, então ela ocorre depois do problema surgir e ser identificado ou pelo dono, ou pelo mecânico. Nesse caso, o custo pelo reparo será maior, afinal de contas, o estrago é mais profundo.
Manutenção Preventiva
O objetivo principal deste tipo de manutenção, como o próprio nome já diz, é prevenir falhas nas peças ou mesmo que elas quebrem. Ela é feita mediante agendamento com a oficina mecânica e os tipos de reparos que serão realizados já estão bem definidos.
Alguns fatores que recebem atenção durante a manutenção preventiva são a lubrificação do motor, a condição dos equipamentos e a calibração das rodas, por exemplo.
É recomendado que a manutenção preventiva seja realizada periodicamente, o que não é tão difícil, já que sairá mais barato do que substituir uma peça que não funciona mais ou ter que retirá-la para arrumar, impossibilitando o proprietário de utilizar o seu carro enquanto isso.
Manutenção Preditiva
Cuidado para não confundir esse tipo com o anterior. A manutenção preditiva é focada na análise do tempo de vida útil das peças e a qualidade dos produtos utilizados na máquina. A vantagem é que aqui não é preciso desmontar nenhuma peça para fazer a verificação.
E quais são os reparos que se encaixam na categoria de manutenção preditiva? A troca de óleo, substituição das pastilhas de freio, alinhamento e balanceamento dos eixos das rodas e calibragem dos pneus são bons exemplos.
Vale a pena apostar nesse tipo de manutenção? Sim. Porque, como falamos no tópico anterior, você conseguirá evitar um prejuízo financeiro causado por um problema urgente que precisará de reparo. E isso é muito mais atrativo, não é mesmo?
Independente de qual dos três tipos de manutenção você opte, para prevenção ou correção de eventuais danos, é importante também que você se atente a qualificação dos profissionais encarregados de executar o serviço, bem como o local de trabalho dos mesmos, para ter a certeza de que os equipamentos adequados serão utilizados.
Enfim, este foi o nosso conteúdo com o que você precisa saber a respeito dos tipos de manutenção de carros. Esperamos que você tenha gostado, e não deixe os cuidados com o seu veículo de lado!
0 comentários