Coxim do Motor: Por que é importante e quando realizar a troca
Escrito em: 15/05/2024

Já falamos anteriormente sobre outras partes do carro que são muito importantes para o seu funcionamento, e hoje vamos falar de um dos principais componentes do motor, que é o coxim.

Continue lendo para entender o que é o coxim do motor, qual a sua importância para fazer o carro andar e quanto tempo ele dura até ser preciso trocar a peça.

Coxim: Definição e importância

O coxim é um dos componentes do amortecedor que dá suporte ao motor do carro, feito de metal e revestido com borracha. Sua função é reduzir os ruídos e a vibração causada pelo trabalho do motor e assim, garantir que o motorista tenha mais conforto e estabilidade ao dirigir o carro.

O mais comum é que existam de 3 a 5 coxins no carro dependendo do modelo, localizados nas laterais e parte traseira do motor, dando suporte para os amortecedores.

Sem ele, os outros componentes do motor correriam o risco de trincar ou até mesmo se partirem, ou seja, aumenta a vida útil das peças e evita gastos com trocas constantes.

coxim do motor

Qual o prazo de validade do Coxim?

Normalmente, o coxim possui uma vida útil de dois a três anos, variando de acordo com o modelo do automóvel e, é claro, os cuidados diários durante o funcionamento. Quanto mais for exigido do componente, menos tempo ele dura.

 Caso a peça esteja no prazo de validade ou apresentando algum defeito, você pode identificar através de alguns sinais típicos, que são:

  • Dificuldade para engatar as marchas;
  • Barulho alto saindo do motor e vibração excessiva;
  • Balanço excessivo da alavanca de câmbio, podendo resultar na quebra da junta homocinética.

Esses problemas podem ser evitados e a vida útil do coxim prolongada com os seguintes cuidados básicos:

  • Quando for dar a partida, veja se o volante e/ou a manopla de câmbio vibram ou não de forma excessiva. Se a resposta for sim, então é sinal de algum possível defeito nas peças;
  • Evite acelerar o carro de forma brusca e dirija na velocidade indicada para a pista;
  • Faça a revisão periódica a cada 30 ou 50 mil km rodados;
  • Reduza a velocidade na hora de atravessar lombadas e outros obstáculos, mas sem ficar com o pé no freio, isso ao invés de ajudar prejudica ainda mais a máquina.

Quando estiver na hora de trocar o coxim, certifique-se de levar seu automóvel até uma oficina especializada com profissionais de confiança. 

Entre em contato com a CJ Automotiva!

Veja mais

Entenda a diferença entre as gasolinas comum e aditivada

Entenda a diferença entre as gasolinas comum e aditivada

A gasolina é um dos componentes mais importantes para o funcionamento da maioria dos carros em circulação hoje em dia, afinal de contas, é ela que alimenta o motor, sendo aditivada ou não. Portanto, se o proprietário quiser garantir o bom funcionamento de seu...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entre em contato

Pin It on Pinterest