Como funcionam os diferentes tipos de câmbio automático dos carros.
Escrito em: 16/05/2024

A caixa de câmbio, comum ou automático, é um dos componentes essenciais para fazer um automóvel funcionar, portanto, à medida que a tecnologia vai evoluindo, esse mecanismo também vai ganhando novas versões a fim de se criar um produto cada vez melhor.

Neste caso, a maior evolução foi a criação do câmbio automático, que é basicamente uma caixa de transmissão que não precisa da embreagem para funcionar.

Isso proporciona mais praticidade ao motorista e também um maior conforto, o que vem muito a calhar quando é preciso enfrentar a rotina estressante das cidades.

E com o passar dos anos o próprio câmbio automático ganhou novas versões. Por isso, no post de hoje vamos falar sobre os diferentes tipos de câmbio automático existentes no mercado e as suas principais características:

Câmbio Automático

câmbio automático

O primeiro tipo de câmbio automático é o original, que como foi dito anteriormente, funciona sem o carro possuir embreagem. Para substituir esta parte, é usado um conversor de torque no lugar, que trabalha girando a bomba hidráulica para mover a turbina e assim, transferir a energia necessária até a transmissão.

Mesmo já estando presente  no mercado há décadas, sua popularização só foi ocorrer mesmo a partir dos anos 2000, através de carros dos modelos como o Corolla da Toyota, o Pallas da Citroën e o 408 da Peugeot.

Suas opções variam entre 4 e 10 marchas. É considerado bastante confortável por permitir que as trocas de marchas serem mais suaves e rápidas, além de ter alta durabilidade.

Mas quem optar por este tipo de câmbio deve estar atento durante o uso, pois a sua manutenção é mais cara e não é possível dar a partida no tranco.

Câmbio Robotizado

câmbio automático robotizado

Este tipo de câmbio automático chegou ao mercado com a promessa de ser uma opção mais barata ao conversor de torque. As primeiras fabricantes a utilizarem a caixa robotizada no país foram a Meriva, Fiat, Volkswagen e Renault.

Seu sistema funciona da seguinte maneira: Há um módulo robotizado que faz a troca de marcha da mesma forma que o pedal e as alavancas de um câmbio manual, com a diferença que a caixa leva em consideração o aumento ou a diminuição da rotação do motor para então realizar a troca.

O sistema acaba sendo criticado pelos trancos que acontecem durante a troca das marchas maiores por causarem desconforto. No entanto, essa situação pode ser contornada ao aliviar a pressão feita no pedal na hora que a troca acontecer.

Em resumo, o câmbio robotizado pode ser uma boa pedida se você procura por uma transmissão que não force o pé esquerdo e seja confortável quando o trânsito for pesado, porém, seu funcionamento depende da embreagem e a manutenção é mais cara.

Câmbio Robotizado de Dupla Embreagem

câmbio automático dupla embreagem

Padrão de fabricantes como Audi, BMW, Ferrari, Lamborghini, Mercedes, etc. É considerado uma ótima opção de câmbio por conta do seu sistema de alta performance que utiliza uma de suas embreagens apenas para as marchas de número par, enquanto a outra é voltada para as marchas ímpares.

Ou seja, mesmo que uma marcha já esteja engatada, você conseguirá passar para outra, sendo ela sequencial ou não. Esta ação, inclusive, é feita de forma rápida e suave.

Mas esteja ciente que, por seu sistema ser mais engenhoso, tanto o seu custo de aquisição quanto de manutenção serão mais elevados.

Transmissão de Variação Contínua (CTV)

CTV

O último tipo de câmbio da nossa lista é o CTV, que consiste na união entre duas polias com uma correia para alterar as relações do virabrequim sem o uso de engrenagens para isso.

Essa forma de funcionamento do sistema permite que as trocas de marcha se ajustem à necessidade do torque, fazendo o processo de forma suave e mais eficiente.

Tais vantagens levaram à popularização do câmbio CTV no final da década de 80  e continuar sendo utilizado nos dias de hoje pela Honda, Nissan, Renault e Toyota. Sua única desvantagem em comparação aos outros modelos que foram citados anteriormente é a performance de menor potência.

Depois de conhecer as diferentes opções de câmbio automático disponíveis atualmente no mercado e suas funções, fica mais fácil para você, comprador, tomar a sua decisão.

E aí? Qual desses você prefere?

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