Existem diversas informações que podem ser verdadeiras ou falsas quando falamos sobre cuidados com automóveis de uso diário, como por exemplo que existem quilometragens específicas nas quais devem ocorrer a troca dos amortecedores do porta-malas.
Então, para que você precise ficar quebrando a cabeça com esse assunto, trouxemos hoje esse texto para esclarecer o que é mito e o que é um fato confiável.
Se você quer saber quando é recomendado realizar a troca dos amortecedores do porta-malas do seu carro, continue lendo:
Para que servem os amortecedores do porta-malas
Assim como outros componentes da carroceria, os amortecedores também possuem um papel fundamental para o funcionamento do veículo. Neste caso, sua função é a de garantir que a tampa do porta-malas não sofra grandes impactos ao abrir ou fechar, através da limitação do seu movimento.
Em determinados modelos de carro, também pode ser utilizado no capô. Seu sistema é composto por uma mola preenchida por gás nitrogênio injetado, conectada a uma haste metálica que faz o movimento de abertura.
Sem os amortecedores, a tampa do porta-malas corre o risco de ter suas dobradiças quebradas, necessitando de substituição, além é claro de um maior desgaste por causa do uso.
Quando deve ser realizada a troca dos amortecedores do porta-malas
Não é interessante esperar que a peça sofra desgaste para então trocá-la, pois isso pode gerar maiores problemas no funcionamento do seu carro, como por exemplo comprometer o sistema de frenagem.
Em relação aos amortecedores do porta-malas, não existe uma quilometragem específica para que se realize uma troca obrigatória, isso é mito. Até porque o tempo de vida útil da peça vai depender da utilização do porta malas.
O que existe é uma recomendação feita pela maioria das empresas fabricantes de carros, para que, a cada 40.000 quilômetros rodados, aproximadamente, seja feita uma troca preventiva da peça por outra que não tenha sido previamente utilizada.
Basicamente, comprar uma nova em uma loja especializada em autopeças.
Caso você não tenha o costume de verificar a quilometragem rodada, você pode definir se está na hora de substituir os amortecedores quando notar os seguintes sinais do seu desgaste:
-
A tampa do porta-malas não permanece aberta sozinha;
-
As peças estão produzindo pequenos ruídos e travando quando não deveria; ou
-
Ao fechar a tampa, a pressão nas dobradiças é exagerada.
Agora que você já sabe o que é mito e o que é verdade sobre a troca dos amortecedores do porta-malas, cuidar do seu veículo será uma tarefa mais simples!
0 comentários